Toque pessoal Base de Radares para TomTom 1400, 1500

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Toque pessoal Base de Radares para TomTom 1400, 1500

Mensagem por FlavioAlCosta » 08 Mar 2013, 13:09

Olá turma de GPS TomTom

Para criar uma base de dados personalizada é mais simples do que parece.

Adoto a base de radares do MapaRadar devido a confiabilidade e a frequência de atualizações que acontece de forma constante.

Faço alterações em três categorias: Radar Fixo, Radar Móvel e Semáforo com Radar.

Radar Fixo e Radar Móvel:

O MR adota os nomes como Radar 30, Radar 40 e etc. para as duas categorias.

1. Nos arquivos de RF renomeio Radar 30 a 120 para Radar Fixo 30, 40 até 120.

Para RM renomeio Radar 30 a 120 para Radar Móvel 30, 40 até 120.

Desta forma o meu TomTom fala o nome do PA conforme exemplos que se seguem: “Radar Fixo 30, 150 metros” ou “Radar Móvel 100, 1000 metros”.

2. Associo ícones vermelhos para fixos e azuis para móveis (idéia copiada do mapa do MR) nas seguintes configurações:

Tamanho 22x22 pixel para apresentação no mapa do GPS e 44x44 para ser apresentado no canto superior esquerdo da tela quando da aproximação do respectivo PA lembrando que os nomes dos ícones devem ser exatamente iguais aos nomes dos arquivos de coordenadas (.ov2). Exemplo: Radar Fixo 40.ov2, Radar Fixo 40.bmp e Radar Fixo 40_X2.bmp ( _X2.bmp é para o ícone 44x44).

Semáforo com Radar:

1. Baixo o arquivo ".CSV" para Garmin (sem aviso de distância) do MapaRadar. Uso a do Garmin, porque é um arquivo de texto, facilmente editável numa planilha do tipo Excel.

2. Abro este arquivo ".CSV" no Excel. (Se for versão 2003 ou anterior, não esquecer de ir nas configurações regionais do Windows e mudar a formatação para ESTADOS UNIDOS, isso vai fazer com que os separadores sejam no padrão americano - casa decimal separada por "." e milhar separado por ",").

3. Faço um filtro separando e gerando um arquivo.csv para cada velocidade de SR (de 30 até 80 km).

4. Com o programa PoiEdit2007 (Free), eu converto todos estes arquivos de ".CSV" (formato Garmin), para ".ov2" (Formato TomTom).

5. Associo ícones 22x22 e 44x44 conforme falado acima só que para “Semáforo Radar 30.bmp e Semáforo Radar 30_X2.bmp”.


Bom, para enviar ao GPS existe um tutorial aqui mesmo no MR.
Concluíndo, eu asseguro que o visual fica bem bacana.

Té mais,

Flavio
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

aprossi
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Mai 2013, 19:52
Residência: Brasil - SP - Campinas

Re: Toque pessoal Base de Radares para TomTom 1400, 1500

Mensagem por aprossi » 31 Mai 2013, 23:11

FlavioAlCosta escreveu:Olá turma de GPS TomTom

Para criar uma base de dados personalizada é mais simples do que parece.

Adoto a base de radares do MapaRadar devido a confiabilidade e a frequência de atualizações que acontece de forma constante.

Faço alterações em três categorias: Radar Fixo, Radar Móvel e Semáforo com Radar.

Radar Fixo e Radar Móvel:

O MR adota os nomes como Radar 30, Radar 40 e etc. para as duas categorias.

1. Nos arquivos de RF renomeio Radar 30 a 120 para Radar Fixo 30, 40 até 120.

Para RM renomeio Radar 30 a 120 para Radar Móvel 30, 40 até 120.

Desta forma o meu TomTom fala o nome do PA conforme exemplos que se seguem: “Radar Fixo 30, 150 metros” ou “Radar Móvel 100, 1000 metros”.

2. Associo ícones vermelhos para fixos e azuis para móveis (idéia copiada do mapa do MR) nas seguintes configurações:

Tamanho 22x22 pixel para apresentação no mapa do GPS e 44x44 para ser apresentado no canto superior esquerdo da tela quando da aproximação do respectivo PA lembrando que os nomes dos ícones devem ser exatamente iguais aos nomes dos arquivos de coordenadas (.ov2). Exemplo: Radar Fixo 40.ov2, Radar Fixo 40.bmp e Radar Fixo 40_X2.bmp ( _X2.bmp é para o ícone 44x44).

Semáforo com Radar:

1. Baixo o arquivo ".CSV" para Garmin (sem aviso de distância) do MapaRadar. Uso a do Garmin, porque é um arquivo de texto, facilmente editável numa planilha do tipo Excel.

2. Abro este arquivo ".CSV" no Excel. (Se for versão 2003 ou anterior, não esquecer de ir nas configurações regionais do Windows e mudar a formatação para ESTADOS UNIDOS, isso vai fazer com que os separadores sejam no padrão americano - casa decimal separada por "." e milhar separado por ",").

3. Faço um filtro separando e gerando um arquivo.csv para cada velocidade de SR (de 30 até 80 km).

4. Com o programa PoiEdit2007 (Free), eu converto todos estes arquivos de ".CSV" (formato Garmin), para ".ov2" (Formato TomTom).

5. Associo ícones 22x22 e 44x44 conforme falado acima só que para “Semáforo Radar 30.bmp e Semáforo Radar 30_X2.bmp”.


Bom, para enviar ao GPS existe um tutorial aqui mesmo no MR.
Concluíndo, eu asseguro que o visual fica bem bacana.

Té mais,

Flavio
Fala aí colega! Boa noite!

Vou aproveitar esse tópico, nem sei se ainda está ativo para tirar algumas dúvidas com vc sobre esse gps.
Comprei ontem pelo walmart esse gps tomtom via1400T, pois li na net que ele recebe as informações de tráfego, bem na caixa do bixo veio um adesivo dizendo tomtom via 1400 brasil prime.
Em nenhum lugar veio o tal "T" e nos itens inclusos na caixa veio um cabo usb, o aparelho, um disco com adesivo e um conector de força simples, me parece que não veio um adaptador de força com acesso ao serviço TMC, pergunto era para ter vindo? ou é assim mesmo?
Estou tentando fazer essa alteração que vc fez na exibição dos radares mas os icones não consigo alterar, como faço os ícones "pequenos e grandes" como vc fez? pode mandar algum tuto, ou disponibilizar os arquivos?!
Valeu pelas iformações, e parabéns pela ajuda que fornece aqui no site!

Abraço.

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: Toque pessoal Base de Radares para TomTom 1400, 1500

Mensagem por FlavioAlCosta » 01 Jun 2013, 13:35

Olá Aprossi,

Estamos aqui para apoiar no que for possível. :D

O cabo para TMC vem somente com o modelo T, ao que parece o seu GPS não é o modelo T conforme cita vc sobre a etiqueta na caixa.
Até onde eu sei o serviço de tráfego da TT ainda está bastante capenga, funcionando em poucas capitais, depende de acordos com terceiros para difusão das mensagens, penso que no momento é desperdício de dinheiro.

Passe seu e-mail por MP que envio os '.bmp' de 'gratis'. :mrgreen:

Outra coisa, use citação somente quando precisar de ênfase em alguma frase. ;)
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

aprossi
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Mai 2013, 19:52
Residência: Brasil - SP - Campinas

Re: Toque pessoal Base de Radares para TomTom 1400, 1500

Mensagem por aprossi » 01 Jun 2013, 13:43

Agradeço pela ajuda!

Segue ai o email a_p_ross@yahoo.com.br
Minha duvida sobre isso é se realmente comprei gato por lebre, na descrição do site dizia ser modelo 1400T. No site da tomtom tb nao há referencia sobre esse modelo, alias esse site é bem ruim!
Quero ter certeza sobre o modelo pois se me mandaram errado vou devolver!!


Agradeço pela ajuda!
No aparelho vem algum código que posso usar para saber qual modelo dele?

Abraço

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: Toque pessoal Base de Radares para TomTom 1400, 1500

Mensagem por FlavioAlCosta » 03 Jun 2013, 20:08

No aparelho vem algum código que posso usar para saber qual modelo dele?
Sim, tem uma pequena etiqueta no encaixe do cabo de força/usb.

O meu é 4en42-z1230
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

aprossi
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Mai 2013, 19:52
Residência: Brasil - SP - Campinas

Re: Toque pessoal Base de Radares para TomTom 1400, 1500

Mensagem por aprossi » 04 Jun 2013, 09:14

Vou ver qual e o meu modelo e posto aqui!

Amigo, desculpe pelo erro, postei o email mas faltou uma letra segue o correto

a_p_rossi@yahoo.com.br

Se puder me enviar as informações novamente lhe agradeço! Pois na mensagem encaminhada ficou tudo "bagunçado" os códigos.

Valeu
Abraço

----------------------------------
Fala colega!
Só para constar, o modelo do meu aparelho é igual ao seu, me parece que o meu é uma versão "low" cost da tomtom, que disponibiliza o aparelho sem o acessório!
Como a Samsung que vende TV 3D sem os óculos (e o idiota aqui tb comprou!!!)

Abraço!

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: Toque pessoal Base de Radares para TomTom 1400, 1500

Mensagem por FlavioAlCosta » 04 Jun 2013, 19:24

Acontece... :mrgreen:

Arquivo de ícones reenviado.
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

Lagjaogale
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Abr 2015, 04:28
Residência: aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Re: Toque pessoal Base de Radares para TomTom 1400, 1500

Mensagem por Lagjaogale » 24 Abr 2015, 04:47

Se por ventura alguém observar que faltou algo aqui e que possa acrescentar, me corrijam! Abraços a todos os membros e Parabéns aos colaboradores. Kleber Jerez - São Thomé das Letras, Sul de Minas Gerais.???
ali

Responder

Voltar para “TOMTOM”