Duvidas sobre instalação de mapas !

labate
Novato
Novato

Duvidas sobre instalação de mapas !

Mensagem por labate »

Boa tarde a todos !
Venho tentar sanar aqui algumas dúvidas que logo surgiram quando tentei desbravar os recursos do meu recém adquirido Garmin Nuvi 1410.
Logo que comecei a descobrir que existiam mapas adcionais ( Tracksource) que poderiam ser colocados em meu GPS, Poi’s que poderiam ser adicionados aos já existentes.... me deparei com duvidas e mais duvidas...... algumas já batidas em muitos Fóruns, eu sei... mas não consigo entender, vamos lá.
Não consigo adicionar mais mapas ao já existente em meu GPS, na verdade até consigo, só que se eu colocar um mapa por exemplo " da tracksource" na pasta Garmin do cartão SD aonde já está inserido o mapa original CityNavigator, ele por ter o mesmo nome, substitui ou tenta excluir o já existente.
Na prática, só consigo ter um mapa no cartão e gostaria muito de saber como inserir outros mapas, seja Tracksource ou até mapas da América do Sul.
No meu Cartão SD, está disposto da seguinte forma as pastas:
EULA ( Não sei p/ que serve )
GARMIN
POI
Dentro da pasta Garmin, contem os seguintes arquivos, GMAPSUPP.gma, GMAPSUPP e GMAPSUPP.unl.
Já tentei usar o programa Mapsource sem sucesso para inserir mais mapas.. já tentei colocar os dois arquivos de imagem ( TrackSource e Navigator) juntos mas com nome diferente e sem sucesso, pois o garmim so reconhece a denominação “GMAPSUPP”.
Alias muito pesquisei neste Forum a respeito, mas não consegui entender alguns termos como “ Raiz da pasta “ ou “ Instalar na raiz do cartão SD “ ou além, aonde se localiza essa raiz.
Li também que nos GPs mais modernos os mapas deveriam estar na pasta MAP e porque no meu estão na pasta Garmin ?.... tantas dúvidas..... :cry:
Bom, de inicio gostaria de saber principalmente como instalar mais mapas no meu GPS e gostaria de saber se os POIS estão sendo lidos no meu cartão Sd ou na memoria do GPS dado que lá contém a mesma pasta POI que está no cartão......
Ficaria muito grato e aliviado em tentar sanar e aprender mais sobre GPS !!
Muito grato !
Editado pela última vez por labate em 27 Jun 2011, 13:01, em um total de 1 vez.
analista175
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Residência: BRASIL - SP - São Paulo

Re: Duvidas sobre instalação de mapas !

Mensagem por analista175 »

Prezado labate, vou deixar o Marcio; que é o administrador do site; lhe responder sua dúvida, pois ele é fera no quesito Guarmin! Abraços!
jpgon
Novato
Novato

Mensagem por jpgon »

Labate, boa tarde.
Entre neste link, no site correspondente, onde nosso adminstrador deixou uma orientação detalhada de como proceder:
http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=1239
Terá informações detalhadas, e se ainda persistirem dúvidas, poste por aqui e procuraremos ajudá-lo
Abs e sucesso
Julio
Garmin nüvi 1300
jpgon
Novato
Novato

Mensagem por jpgon »

Labate, é muito importante que antes de vc mexer em arquivos internos do seu GPS, faça um backup completo em seu PC,.
Julio
Garmin nüvi 1300
Marcio
Administrador
Administrador
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Mensagem por Marcio »

labate,
além do link apontado por nosso amigo jpgon leia também o descrito em Nuvi 1XXX / 2XXX e 3XXX - Carregamento Mapas
labate
Novato
Novato

Mensagem por labate »

Marcio e jpgon, muito grato por toda atenção.
Li as informações conforme instrução e algumas dúvidas ainda permanecem !
Me corrijam se eu estiver errado, mas entendi pela leitura que os modelos da série 1XXX, incluiria o meu Nuvi 1410 que " Exceto nos modelos de série 1XXX, quando no cartão o Garmin só reconhece arquivo de mapa se este estiver nomeado gmapsupp.img." o cartão SD só reconheceria um mapa, ou seja não adiantaria eu tentar colocar outro mapa mesmo com nome diferente no mesmo que ele não vai reconhecer.
A solução para colocar mais um mapa seria colocar-lo na memória interna do gps, precisamente na pasta Map, correto ?
Ocorre que meu GPS não possui essa pasta Map.... mesmo dentro da pasta Garmin... o que devo fazer ?
Se eu não possuo a pasta Map, aonde devo colocar o " segundo " mapa e que nome ele deve possuir ? entendi que poderia ser qualquer nome diferente de gmapsupp.img.
Outra questão, me permitam indagar..possuo duas pastas denominadas de POI, uma na memoria interna e outra do SD, portanto... qual a pasta que é realmente utilizada para a leitura do GPS ?
Muito grato
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Crie a pasta MAP na raiz da memoria interna do GPS ou na raiz do SD card
labate
Novato
Novato

Mensagem por labate »

Perdoe minha falta de conhecimento, mas aonde fica a raiz da memoria interna ou do sd ?
As colocações que fiz na minha resposta anterior sobre o que eu tinha entendido da leitura de instrução esta correto ?
Grato
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Quando nos referimos a "raiz" queremos dizer fora de qualquer outra pasta.
labate
Novato
Novato

Mensagem por labate »

Muito grato por toda atenção Marcio, estarei fazendo os testes;
Me permita 2 perguntas para finalizar ;
1) estarei criando uma pasta MAP no Sd fora de qualquer outra pasta e inserindo o arquivo de mapa com qualquer outro nome que não seja "gmapsupp.img", estou correto?
2) Sempre que eu atualizar os arquivos de Poi devo inserir aonde ? no SD ou na memoria... o GPS reconhece qual ?
Grato
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

1) estarei criando uma pasta MAP no Sd fora de qualquer outra pasta e inserindo o arquivo de mapa com qualquer outro nome que não seja "gmapsupp.img", estou correto?
Correto!
2) Sempre que eu atualizar os arquivos de Poi devo inserir aonde ? no SD ou na memoria... o GPS reconhece qual ?
Em qualquer um dos dois.
O unico inconveniente de se carregar no SD card é que quando se liga o aparelho ele reconhece os alertas no SD card e pergunta se deseja carregar na memoria interna. Respondendo SIM ele não perguntara mais, mas respondendo NÃO ele sempre perguntara.
De qualquer forma, mesmo respondendo NÃO ele reconhece e faz funcionar os alertas contidos no SD card. lembro que os alertas devem ficar, para o seu modelo, em uma pasta POI também na raiza do SD card ou na memoria interna.
labate
Novato
Novato

Mensagem por labate »

Fiz os testes, perfeito !! deu tudo certo !
Dúvida final,
1) eu devo tirar o mapa que tenho instalado na pasta Garmin Citynavigator e colocar-lo na nova pasta Map ?
2) se um dia eu substituir o CityNav por uma versão mais atual, devo colocar aonde na pasta Garmin ou na Map ?
Fico muito grato por todo aprendizado, não iria descobrir sozinho....
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

1) eu devo tirar o mapa que tenho instalado na pasta Garmin Citynavigator e colocar-lo na nova pasta Map ?
Tanto faz, o sistema reconhece mapa em qualquer uma dessas pastas citadas, porém lembro que se o mapa for original a ele tem atrelado o arquiuvo desbloqueador que deve ser movido junto se desejar transferir para a pasta MAP.
2) se um dia eu substituir o CityNav por uma versão mais atual, devo colocar aonde na pasta Garmin ou na Map ?
Como desejar de acordo com a resposta acima
ketlynvollmann
Novato
Novato

Mensagem por ketlynvollmann »

Perdoe a continuação do tópico depois de tanto tempo mas segui todos os passos anteriormente citados e ainda não consegui adicionar outros mapas além do que já vem com o aparelho que recentemente adquiri, um Garmin Nüvi 1410. Nem mesmo seguindo todos os passos corretamente consigo fazer com que o GPS aceite dois mapas. No meu caso o basemap veio instalado no cartão de memória, na pasta Garmin. Tentei tanto instalar o mapa do projeto tracksource na memória interna quanto na pasta Map (que eu mesma criei) do cartão de memória. Em todos os casos, quando adiciono o Tracksource apenas este me consta. Renomeei os arquivos conforme o indicado, criei a pasta conforme o indicado... não sei o que faço de errado. Agradeceria muito se alguém pudesse me orientar!
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

ketlynvollmann,
aponte exatamente os arquivos de mapa que tem, quais nomes dos arquivos e onde estão carregados.
ketlynvollmann
Novato
Novato

Bom dia Marcio. O aparelho Garmin Nüvi 1410 veio com os arquivos dispostos da seguinte forma:
- Na memória interna do aparelho constam as pastas Garmin, GPX, help, JPEG, keyboards, Poi, Reports, Text, Vehicle e Voice. Além da pasta oculta .System.
- Na pasta oculta .System, estão inseridos os arquivos: gmapbmap.img, gmapbmap.sum, gmaptz.img e gmaptz.sum, além de outros arquivos, mas como verifiquei anteriormente em outros tópicos do fórum acredito que apenas estes são extensões de arquivos de mapa.
- No cartão de memória vieram as pastas EULA e GARMIN, sendo que a pasta GARMIN possui os arquivos GMAPSUPP.GMA, GMAPSUPP.IMG e GMAPSUPP.UNL. Na pasta GARMIN ainda tem uma subpasta POI onde adicionei os POI's adquiridos aqui no fórum. Que funcionam direitinho!
-Já criei a pasta .Map no cartão de memória e coloquei o arquivo tracksource.img. Assim apenas o arquivo de mapa do projeto tracksource é reconhecido, "desaparecendo" o mapa que vem junto com o GPS. Também já tentei transferir ambos (tanto o basemap quanto o arquivo tracksource) para a memória interna do aparelho e o mesmo problema aconteceu.

Espero que tenha passado todas as informações necessárias. Tenho estudado muito sobre este GPS porém ainda não consegui tirar o máximo proveito do conhecimento que obtive. Espero que você possa me ajudar. Agradeço desde já a atenção.
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Prezada ketlynvollmann,
analisando o citado por voce identifico que seu aparelho foi mexido e não está de acordo com as configurações de fábrica.

Ele vem de fábrica com o mapa de onde foi fabricado (USA ou Europa) em arquivo gmapprom.img alojado dentro da pasta .system. Pelo visto alguém já retirou esse arquivo da memoria interna.

A garmin não comercializa aparelho com SD card. O SD card é comercializado a parte tendo nele alojado o mapa adquirido pelo utilizador, em arquivo gmapsupp.img, dentro da apasta garmin no cartão. Os arquivos GMAPSUPP.GMA e GMAPSUPP.UNL contém as chaves de registro do mapa em arquivo GMAPSUPP.IMG. Esse arquivo de mapa só funciona se mantido GMAPSUPP.IMG e tendo na mesma pasta dele os registros GMAPSUPP.GMA e GMAPSUPP.UNL. Se manter essa situação esse arquivo deve ser reconhecido pelo garmin e só não será se foi copiado de outro ou de outro local.

Quanto ao mapa Tracksource procedeu corretamente e por isso seu GPS o está reconhecendo.
ketlynvollmann
Novato
Novato

Marcio, adquiri o produto da Saraiva.com e apenas tentei adicionar mapas, não mexendo em nenhuma outra configuração. Então do jeito que o recebi ele está. Perdoe, mas ainda não compreendi. O que devo fazer, então? Devo tentar retormar as configurações originais (se é que é possível) e não vou conseguir adicionar outros mapas?

Muito obrigada novamente pela ajuda. Ketlyn
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Ketlyn,
nada que não se possa corrigir, mas com certeza alguém da Saraiva, ou de onde ela adquiri, está mexendo no aparelho antes de vende-lo.

faça contato comigo pelo MSN ou SKYPE que lhe ajudo "gratuitamente" a configurar seu GPS.
MSN > thundercel@gpsinfo.com.br
SKYPE > thundercel
ketlynvollmann
Novato
Novato

Ok. Isso já me parece menos preocupante. Ainda bem que existem pessoas como você auxiliando os leigos no assunto. Sinceramente, muito obrigado.
Responder

Voltar para “GARMIN”