Exportação para o Primo

Relacionadas com pontos de alerta
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por bolabyte »

É meu caro Márcio,
Pra quem usa mapa da TeleAtlas, "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Esse nosso radar que você ajeitou no centro da pista pelo Google Earth, no mapa 2010.6, embora não aprecesse no meio e sim numa das laterais da pista, ficou funcional. O PRIMO avisou tanto na ida quanto na volta.
Agora, quanto mudei pro mapa 2010.9 da TeleAtlas, lá tá o radar lá no meio do mato de novo, longe da estrada e não avisando.
Mas acredito que a filosofia adotada por você e pelo MapaRadar está corretíssima, afinal, se os caras um dia derem um qualidade melhor aos mapas, ao menos os radares estarão no lugar certo, ou muito perto disso.
O que não dá é pra ficar escorregando todos os radares atrás de mapas horrorosos.
Marcio
Administrador
Administrador
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Mensagem por Marcio »

Não podemos e não devemos impor a culpa nos produtores de mapa. A culpa é nossa! Ficamos, como diz nosso hino nacional, "deitados em berço explêndido" aguardando o avanço tecnologico nos engolir.

Nosso país é enorme em extensão territorial e não existe grande coisa que sirva de referência para se desenhar mapa com informações corretas. Nem numeração de porta segue um padrão nacional. É uma bagunça generalisada.

Acordamos tarde, mas acordamos e o ajuste da infinidade de erros é questão de tempo. Nós aqui no maparadar estamos fazendo nosso papel, melhor georeferenciando os pontos e ajustando aqueles que foram mal posicionados no passado. Os produtores de mapa também estão fazendo o papel deles estampado quando do lançamento de novas versões de mapa.

Erros continuarão existindo se o brasileiro não se aculturar, informando a quem de direito o que deve ser corrigido.

Eu mesmo, como desenvolvedor de inumeros mapas de GPS para o Projeto TrackSource, conto nos dedos as colaborações que recebi quanto a eles. Críticas foi o que mais li, mas colaborações não. Por que será?

Coisa de Brasileiro. Deve ser.
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por bolabyte »

Márcio,
Concordo em parte contigo.
Que nós brasileiros refletimos uma cultura distorcida, que no caso, gera muito mais críticas e reclamações do que colaborações, isso é certo.
Mas também, não é por isso, que vamos colocar todos os produtores de mapas num caldeirão só.
Há produtores e produtores, empresas e empresas. Façamos certas perguntas e as respostas nos mostrarão diferenças gritantes.

Quanto se paga por uma mapa do Projeto TrackSource? Quanto se paga por um mapa na Naviextras ou na TomTom?
- Não que as empresas devessem trabalhar de graça, mas os TrackSource costumam primar muito mais pela qualidade que os pagos, e bem pagos, das outras empresas.

Qual o nível de abertura para colaborção que o Projeto TrackSource dá aos usuários? Qual a abertura para colaboração que essas outras empresas dão aos usuários?
- Eu mesmo já mandei inúmeras informações de erros para a Teleatlas (Digibase). A gente recebe um email automático agradecendo e dois anos depois o erro, seja qual for a gravidade, ainda está lá.

Bom, pra encerrar, pois nem era exatamente esse o tema desse tópico.
Erros ocorrem sim, é muito difícil manter mapas em ordem com a "bagunça" que impera muitas vezes na vida real. Agora, pagar, e pagar caro, por uma versão nova de um mapa e ela trazer um mundo de erros absurdos em locais onde não houve nenhuma alteração. E pagar novamente por outra versão posterior e ela agravar ainda mais esses erros. Então, meu amigo, o que chateia, não é a simples existência de erros, mas a tendência à redução da qualidade. Desse jeito, vai chegar num ponto que você liga o GPS e o mapa te dá só um aviso assim: "se vira meu".
digoo
Novato
Novato

Mensagem por digoo »

Voltando ao assunto do Tópico o que deve ser feito inicialmente é o que esse site faz:

Digo, ele traduz o arquivo speedcam.txt do iGO/Mio e muda valores para se ajeitar ao Primo.

Segue anexo:
e o sys padrão:
Adicionando em sys, exemplo:<br /><br />[speedcam_category:2]<br />approach_beep_sound=&quot;!proxi&quot;<br />approach_beep_spoken_type=2<br />activated_spoken_type=speech<br />activated_speech=&quot;Atenção, Polícia Rodoviária logo à frente.&quot;<br />activated_min_speech_repeat_delay=-1
Adicionando em sys, exemplo:

[speedcam_category:2]
approach_beep_sound="!proxi"
approach_beep_spoken_type=2
activated_spoken_type=speech
activated_speech="Atenção, Polícia Rodoviária logo à frente."
activated_min_speech_repeat_delay=-1
syscam.zip (896 Bytes) Exibido 2486 vezes

Com isso o Primo ganha funcionalidade e podendo ser adicionado de imediato como nome Primo (beta 2).

Pros:
Ajuda grande parte dos usuarios que tem o primo e usa os radares de forma errada, ex: baixando a versão para iGO/Mio.
Ajuda também porque atualmente o Primo(beta 1) ele reuni todas categorias usadas tornando-as em apenas 3 categorias e não em 5 como atualmente esta sendo com o iGO8.3 e que deveria ser feito no Primo.
Contra:
Icone da P.rod. não esta adicionado/aceitavel

Manifesto o maparadar a atualizar de imediato pois sendo um beta poderá ser revisto e atualizado. Seguindo o Inicio que dei poderá num futuro usar a categoria 16 como alguns usuários gostariam nesse momento para uma versão final.

O que é feito hoje no Primo(beta 1) seria isso:

Imagem
Credito a imagem para Sherlock do GPSPoint
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por escadajr »

Não concordo nem um pouco com o uso de conversores dos códigos exportados. Isto só insere mais um passo no procedimento de inserir radares no Primo, tornando-o portanto mais sujeito a erros.

Da mesma forma, acho temerário estabelecer um conjunto de códigos "particulares", como o proposto no tópico acima (de onde saiu isso, da cabeça de uma só pessoa?) sem um debate sobre os seus prós e contras. Além disso, isto causaria um grande transtorno a todos os usuários do Primo, que teriam que mudar seus navegadores para adequar-se aos códigos "particulares".

O Primo já prevê uma expansão, existem códigos livres para isso. Se o navegador não for modificado para aceitá-los, ainda assim estes radares com código novo serão alertados (mas como radares fixos). A adoção de um conjunto de códigos particulares faria com que o Primo original gerasse alertas errados, trocando um tipo de radar pelo outro.

Não somos os fabricantes do Primo. Devemos nos adequar e complementar suas características, não alterá-las, sob pena de termos Primos configurados de forma totalmente incompatível espalhados entre os usuários.

Se a mudança pode ser tão simples quanto mudar o código atual da Polícia Rodoviária (hoje é zero) para algum código livre (por exemplo, 16) sem mudar mais nada, para que complicar tanto?

Quanto à frase "manifesto o maparadar a atualizar de imediato...", considero-a exageradamente forte e inadequada. Todos os que trabalham aqui no Maparadar são colaboradores que não estão ganhando nada para fazer o que fazem. Todos tem que cuidar de suas vidas, suas famílias e seus empregos, e dedicam parte de seu tempo livre ao Maparadar. Exigir, como foi feito, é desconsiderar tudo isso e tratar estes colaboradores como seus serviçais, o que não é o caso.
digoo
Novato
Novato

Mensagem por digoo »

Negativo, em momento algum disse que vocês são meus/nossos serviçais ou algo semelhante.

O motivo do manifesto seria que isso já acontece em algumas comunidades fortes sobre GPS (acredito que nao pode cita-las aqui) e pra realmente nao usar codigos secundarios para fazer mudança venho pedir humildemente que atualizem o Primo para o beta 2 pois o que pude perceber que grande parte prefere usar conversores dos códigos exportados a usar a versão do Primo que esta aqui disponivel.

No caso da Policia Rodoviária não seria complicar em nada fazer essa mudança minha citada, seria complicado reunir todas comunidades e estabelecer um padrão que por ex hoje o codigo da P.Rod. vai ser 16, isso implicaria em atualizações no data.zip adicionar novamente o icone mas, acredito sim que deve conter um icone adequado para a P.Rod. que apenas no iGO8.3 é o zero mas isso deveria vir de fabrica e não nos mesmos adapta-lo pois a cada atualização perderiamos pois isso mexe no data.zip então logo não convem fazer mudança.

Hoje o Primo se encontra na versão Primo Green 8.5.11.168090 e pelo que pude notar desde antes da versão Primo Green Routing v. 8.5.11.154123 (O que parece ser de agosto) não há uma atualização do codigo aqui no maparadar do Primo logo não considero exageradamente forte e muito menos inadequada pois se não nos atualizarmos ficaremos para tras para os conversores dos códigos exportados por isso manifesto a equipe responsável a atualizar o quanto antes seguindo ou não minhas dicas e talvez forçarmos um padrão aceitavel por todos, diversificado, de facil compreenção e autentico.

Sou desenvolvedor de software e tenho conhecimento em php e asp, tenho muita certeza que não sei quase nada, mas pra modificar um codigo como esse não leva nem uma hora e nossa fonte esta no beta 1 a um bom tempo.

Me desculpe se fui mal educado em alguma parte como deu a aparecer mas hoje manifestando minha opnião e levantando dados de outras comunidades me sinto na liberdade de pedir um update simples até que se resolva a versão final com ou sem inserção do codigo 16.

PS: Se for possivel postar as fontes da minha pesquisa pois são de outros foruns eu postarei, no caso eu não sei pois não li as regras ainda.
digoo
Novato
Novato

Mensagem por digoo »

encerro minha participação no tópico que minhas conclusões sirvam apenas de empurrão para que seja lançada a versão beta 2 funcional
que é o que esperamos no final de contas.
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por bolabyte »

Bem, eu tenho o mesmo pensamento que o escadajr, ou seja, devemos modificar o menos possível o software, pelas seguintes razões:
1) Não alimentamos uma "chuva" de versões diferentes e incompatíveis, o que fatalmente compromete a confiabilidade do uso do software e da base de radares;
2) Não ficamos à margem de uma nova versão do software, ou seja, caso o fabricante venha a disponibilizar uma nova versão que atenda nossas necidades hoje não existentes no software, fica mais fácil reverter ou adaptar o que estivermos usando.

A base de dados do MapaRadar é hoje, no Brasil, sem dúvida alguma, a melhor. Pela qualidade, simplicidade, por ser gratuita, etc... Logo é o que os usuários do PRIMO têm de melhor.
A questão do PRIMO e do MapaRadar a ser resolvida é simples: "Aviso de Posto de Polícia Rodoviária".
Eu, essa é uma opinião particular, acho muito importante que o navegador avise "Polícia Rodoviária" por "Polícia Rodoviária", e não por "Radar Fixo" (quem não costuma, ao lembrar que ali na frente tem um posto de polícia, dar, por exemplo, um alô pro pessoal do banco de de trás se não esqueceram de por ou se não tiraram o cinto de segurança?).

Eu, como já disse, já resolvi minha questão, e o meu GPS com o PRIMO tá uma maravilha de usar.

Na parte de câmeras do "sys.txt", modifiquei pouca coisa do original:
- Criei a SPEEDCAM - CAT: 16 para a Polícia Rodoviária, pois o código 16 não é usado no PRIMO. Assim, o resto fica tudo originalzinho.
- Na SPEEDCAM - CAT: 2, só mudei a fala de "Atenção, Radar Integrado" para "Atenção, Semáforo com Radar", pois acho que "semáforo com radar" já é mais difundido entre nós motoristas (questão de gosto apenas).

Essa parte do meu sys.txt, ficou como abaixo. Nem é uma modificação do software, apenas uma configuração:
; S P E E D C A M - C A T : 0 (OK: ORIGINAL)
[speedcam_category:0]
activated_speech="Atenção, Radar Fixo."
min_frc=-1
approach_beep_distances="1,25,30,50,100"
approach_beep_sound="!alert5"
overspeed_sound="!alert6"
overspeed_spoken_type=1

; S P E E D C A M - C A T : 1 (OK: ORIGINAL)
[speedcam_category:1]
activated_speech="Atenção, Possível Radar Móvel."
min_frc=-1
overspeed_spoken_type=1

; S P E E D C A M - C A T : 2 (ALTERADO. ORIGINAL ERA -> activated_speech="Atenção, Radar Integrado.")
[speedcam_category:2]
activated_speech="Atenção, Semáforo com Radar."
min_frc=-1
approach_beep_distances="50,150"
overspeed_spoken_type=1

; S P E E D C A M - C A T : 3
[speedcam_category:3]
activated_speech="Atenção, Radar de Seção."
section_start_spoken_type=speech
section_start_speech="Início do Radar de Seção."
section_end_spoken_type=speech
section_end_speech="Fim do Radar de Seção."
min_frc=-1
overspeed_spoken_type=1R

; S P E E D C A M - C A T : 4 (OK: ORIGINAL)
[speedcam_category:4]
activated_speech="Atenção, Semáforo com Câmera."
min_frc=-1

; S P E E D C A M - C A T : 6
[speedcam_category:6]
activated_speech="Atenção, Cruzamento de Trem."
min_frc=-1

; S P E E D C A M - C A T : 7
[speedcam_category:7]
activated_speech="Atenção, Câmera de Faixa para Ônibus."
min_frc=-1

; S P E E D C A M - C A T : 8
[speedcam_category:8]
activated_speech="Atenção, Zona de Acidentes."
min_frc=-1

; S P E E D C A M - C A T : 9
[speedcam_category:9]
activated_speech="Atenção, Área Escolar."
min_frc=-1

; S P E E D C A M - C A T : 10
[speedcam_category:10]
activated_speech="Atenção, Ponto de Entrada na Cidade."
min_frc=-1

; S P E E D C A M - C A T : 11
[speedcam_category:11]
activated_speech="Atenção, Semáforo com Radar."
min_frc=-1
overspeed_spoken_type=1

; S P E E D C A M - C A T : 12
[speedcam_category:12]
activated_speech="Atenção, Pedágio."
min_frc=-1

; S P E E D C A M - C A T : 13
[speedcam_category:13]
activated_speech="Atenção, Hospital."
min_frc=-1

; S P E E D C A M - C A T : 14
[speedcam_category:14]
activated_speech="Atenção, Bombeiros."
min_frc=-1

; S P E E D C A M - C A T : 15
[speedcam_category:15]
activated_speech="Atenção, Zona de Congestionamento."
min_frc=-1

; S P E E D C A M - C A T : 16 (CRIADO PARA ANUNCIAR POLÍCIA RODOVIÁRIA)
[speedcam_category:16]
activated_speech="Atenção, Polícia Rodoviária."
min_frc=-1
overspeed_spoken_type=1

; S P E E D C A M - C A T : 31
[speedcam_category:31]
activated_speech="Atenção, Área Perigosa."
min_frc=-1

Coloquei no cartão, dentro da pasta "Primo", a pasta "ui_igo9" (criação e crédito do escadajr), que contém apenas os ícones originais do PRIMO acrescentados do 16º ícone, um guardinha de vermelho, para aparecer quando houver posto de polícia rodoviária.

Agora, toda vez que quero atualizar, eu só baixo o speedcam.txt para iGO, do MapaRadar, e com Calc do BrOffice mesmo, coloco em ordem crescente de types e mudo todos os types "0" pra "16".
De resto, só salvar no formato adequado e colocar na pasta speedcam do PRIMO, como no iGO. Não gasto mais que 2 minutos para modificar. Mas se já viesse assim do MapaRadar, seria mais direto e menos sujeito a algum erro.

Sobre como o MapaRadar poderia proceder no momento - vou dar minha opinião, aberta a debates e críticas, ok ! Penso o seguinte:
- iGO8 é ótimo, mas é produto descontinuado;
- iGO AMIGO, esse nem pegou;
- Tudo indica que a bola da vez é o PRIMO e que, logo, logo, os GPS estão pipocando no mercado com 128 mB de RAM e com esse navegador;
- Será que o fabricante vai alterar o PRIMO de forma que tenhamos aviso sonoro e visual corretos para "Polícia Rodoviária"? Ainda que o faça, por quanto tempo iremos esperar? (Eu acho que vai ficar como está por muito tempo).
- Sugiro que o MapaRadar lance um beta 2, com os postos de polícia rodoviária com código 16 e que, como já tem lá para o iGO/Miomap, forneca um tutorial de como configurar o sys.txt na parte de câmeras e disponibilize o ícone do escadajr, se ele assim o permitir.

Considerações:
- Se o sujeito não seguir o tutorial, ainda assim, o posto de polícia não passa batido. o PRIMO avisa como se fosse radar fixo;
- Se o fabricante mudar o PRIMO, site altera-se o type na base de dados e divulga-se um pequeno tutorial de como acertar as configurações. Esse acerto será muito simples, já que não modificamos quase nada.
- O único contra desse procedimento é não poder incluir um posto de polícia diretamente no GPS. Mas, corrigir isso, como disse o escadajr, requer bem mais trabalho, trata-se de alterar o software substancialmente e essa não é a função do MapaRadar, é função do fabricante do PRIMO. Eu, particularmente, nunca faço inclusão de radar, semáforo e polícia diretamente no meu gps e só pra mim. Só vejo sentido em compartilhar, pegando os dados, mandando aqui pro MapaRadar e baixando sua base para usar.
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por escadajr »

Oi bolabyte, dá sim pra incluir um Posto de Polícia Rodoviária diretamente no GPS, com pouquíssimas modificações. Eu já fiz isso como um teste usando o código 7, mas é a mesma coisa para o 16 ou qualquer outro. Nem precisa pedir para o fabricante...

Basicamente, consiste em colocar 3 arquivos de ícones e um arquivo de interface na pasta ui_igo9 (ou em um arquivo branding.zip). Para quem usa skin, teria além disso que trocar 1 arquivo dentro do zip da skin. Só isso.
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por bolabyte »

Muito bom saber disso, escadajr.

Eu gostaria de saber sua opinião sobre o que eu sugeri, ou seja, o MapaRadar adotar o 16 para polícia rodoviária, para ficarmos com o funcionamento mais exato e praticamente sem alteração no software.
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por bolabyte »

escadajr,

Para meu aprendizado, ser for possível e não não for te dar muito trabalho, você poderia me passar esses seus arquivos que fez para o teste com o 7, bem como, me indicar onde eles devem ser copiados.
Vou tentar fazer para o 16.
Só tentando fazer eu mesmo e com a ajuda de quem já manja é que posso aprender, entender melhor, e, futuramente, colaborar mais com outros usuários.
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por bolabyte »

Ah! Esqueci.
Eu uso a skin Gurjon 2.19
Responder

Voltar para “Notícias - Debates - Dúvidas - Informações”