Criar Guia 'Manter seleção após enviar na página de cadastro

Críticas e Sugestões para melhorar o MapaRadar
franciscorodrigues
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1580
Registrado em: 25 Mar 2013, 18:37
Residência: brasil - são luis - maranhão

Criar Guia 'Manter seleção após enviar na página de cadastro

Mensagem por franciscorodrigues »

olá competente equipe MR. Acho desgastante a necessidade de sempre novamente ter de REPETIR e selecionar dado por dado das caixas de seleção das paginas de inclusão/alteração/exclusão de pontos de alerta na pagina de cadastro. Já é por demais demorado e consumidor do tempo o fato de ter que enviá-los um por por um e não podermos enviar uma lista quando a possuimos.E soma-se a isto o fato de sempre de novo termos que selecionar Estado, tipo de alerta, velocidade, sentido de monitoramento, e fonte de informação do ponto, quando muitas vezes as informações a serem enviadas são as mesmas. E é bem aqui que entra minha sugestão pra tentar minimizar um poco mais as horas dinte do computador quando estas informações precisam ser repetidas.Queria propor que os senhores programadores do MR examinassem com carinho a possibilidade de, abaixo ou ao lado das guias Estado, tipo, velocidade, sentido, e fonte de informação, ACRESCENTAR mais uma guia (ou quadriculo) com a opção que poderiamos chamar de "MANTER SELEÇÃO APÓS ENVIO", OU "MANTER SELEÇÃO APÓS ENVIAR". Exemplo de uma situação de INCLUSÂO de ponto de alerta: Tenho cinco formulários a preencher . São três radares fixos do Maranhão e duas lombadas do Tocantins.Seleciono o Estado MA, clico na guia "MANTER SELEÇÃO APÓS ENVIAR". Seliciono radar fixo e clico também em "MANTER SELEÇÃO APÓS ENVIAR". Se a velocidade,as direções e as fontes de informaçã forem as mesmas por exemplo, em cada guia clico em "MANTER SELEÇÃO APÓS ENVIAR". Desse modo, após enviar as informações, quando a pagina de formulário reaparecer na tela, eu não terei que preencher de novo, por mais duas vezez, as mesmas informções. Só precisarei informar latitude, longitude e graus de cada uma,Correto? Após enviar as informações dos radares, vou agora alterar o Estado para TO, o PA para lombada, a velocidade para zero, e altero o que mais for necessário. Clico nas guias para "MANTER SELEÇÃO APÓS ENVIAR", e envio as informações. E desse modo não terei que fazer tudo de novo por mais uma vez visto que o Estado é o mesmo, o PA é o mesmo e mais alguma informação poderá ser igual a anterior. Creio que o mesmo modelo se encaixa com os formulários de ALTERAÇÃO/ExCLUSÃO embora possamos ter alguma variante pra cada um. Como já acontece hoje com o modelo de cadastro atual, basta cada colaborador prestar bem atenção para enviar as informações corretas de cada PA. Se ele tem a lista de PA em mãos, o que for repetitivo clica em "MANTER SELEÇÃO APÓS ENVIAR", para repetir, e o que for diferente desclica ou altera para enviar corretamente. Que tal a sugestão?. Analizem. Estamos a disposição para qualquerinformação ou pergunta pertinente.Um abraço a todos.
Avatar do usuário
samuelaltoe
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1140
Registrado em: 09 Mai 2011, 12:36
Residência: Vitória/ES

Re: Criar Guia 'Manter seleção após enviar na página de cada

Mensagem por samuelaltoe »

Boa sugestão :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:
Vamos esperar a manifestação de algum Administrador.
Abraços.
Samuel
franciscorodrigues
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1580
Registrado em: 25 Mar 2013, 18:37
Residência: brasil - são luis - maranhão

Re: Criar Guia 'Manter seleção após enviar na página de cada

Mensagem por franciscorodrigues »

Valeu samuelaltoe, obrigado pelo comentário positivo. Estou aguardando essa manifestação. Acredito que ainda não responderam por estarem avaliando e quem sabe até fazendo alguns testes. Vamos esperar. Espero que seja possível e aconteça, pois vai melhorar um pouco mais nossas vidas. Um Abraço.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24941
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Criar Guia 'Manter seleção após enviar na página de cada

Mensagem por Marcio »

Toda sugestão para aperfeiçoar o sistema é bem vinda, entretanto não podemos e não devemos deixar de levar em consideração que a equipe do maparadar é voluntária e não recebe remuneração por seus serviços.

Já evoluimos bastante quando automatizamos por meio de formulários o sistema de informação de pontos de alerta a serem incluidos, alterados ou excluidos. Sem dúvida esse sistema ainda tem muito a ser aperfeiçoado, entretanto não podemos deixar de levar em consideração que estamos em um ambiente virtual onde a grande maioria não é familiarizada com sistemas.

O sistema de formulário foi desenvolvido para facilitar ao colaborador quanto aos dados requeridos pelo maparadar e até então vem ele atendendo seu objetivo em que pese que alguns ainda deixam de preencher alguns campos obrigatorios que estão aos poucos sendo identificados e na programação deles inserido a obrigatoriedade de preenchimento.

Para aqueles que não sabem adota o maparadar uma identidade para cada ponto de alerta cadastrado. Essa identidade recebe, quando do cadastro, um ID numerico que ficará eternamente registrado e terá seu histórico de evolução quando alterado, excluido e restabelecido. Essa situação, por si só, exige que as colaborações de alerta sejam separadas ponto por ponto e não agrupadas em uma unica informação.

Discordo quando é citado que muitos campos são repetitivos. Repetitivo só existem os de ESTADO e TIPO. Alguns outros, por mais que possam ser repetitivos, não ´pe recomendavel permitir uma opção de repetição considerando aqueles não familiarizados com sistemas. Se já existem erros de preenchimento sem a repetição imaginem existindo essa possibilidade.

Vamos a analise do que poderia se repetir quando da solicitação de INCLUSÂO:

ESTADO
sim

TIPO
sim, pode ser repetitivo com restrições porque quando selecionado TIPO outros campos são automaticamente vinculados a ele.
Por exemplo: selecionando semaforo o campo velocidade é apagado porque para semaforo com camera não existe velocidade.

LAT/LON
Nunca pode ser repetitivo porque não cadastramos dois pontos na mesma coordenada.

DIREÇÃO
Em que pese a possibilidade de mais de um ponto em uma via reta, é importante que cada ponto tenha sua direção extraia separadamente. Assim, visando reduzir possibilidade de erro de extração, não identificamos ganho em permitir a repetição desse campo.

Os demais campos são complementares por força de necessidade de informação requerida pelo maparadar e mesmo eles existindo a grande maioria deixa de preenche-los corretamente.

De qualquer forma, instamos aqueles que dominam programação que voluntariamente nos auxiliem a melhorar o sistema de coleta de informações.
franciscorodrigues
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1580
Registrado em: 25 Mar 2013, 18:37
Residência: brasil - são luis - maranhão

Re: Criar Guia 'Manter seleção após enviar na página de cada

Mensagem por franciscorodrigues »

Desculpem se minha fala: “... Já é por demais demorado e consumidor do tempo o fato de ter que enviá-los um por um e não podermos enviar uma lista quando a possuímos”, transpareceu fazer exigências ou fugir a compreensão de que os moderadores do MR fazem um trabalho pelo qual não são remunerados. Pois nesse caso o trabalho teria que ser feito todo pelo MR. Entendo perfeitamente a observação. Em qualquer hipótese isso jamais foi intencional. Procurei entender as demais colocações feitas, mas continuo achando que a proposta é boa e inteiramente viável e faria com que aquilo que já é bom, ficasse ainda melhor. Todo processo de mudanças e melhorias sempre vai exigir adaptação daqueles que puderem ser beneficiados por elas. Sempre que um novo colaborador aparecer, irá existir a necessidade de familiarização com os procedimentos para inserção correta de dados no cadastro MR. Isso acontece com o modelo de formulário que temos hoje, e vai acontecer com qualquer formulário novo que traga melhorias. Assim como eu tive que aprender, qualquer um também pode se esforçar e aprender. Assim como eu, mesmo tendo aprendido, uma vez ou outra me descuidei e cometi algum erro, assim também qualquer um pode errar. Perdoem-me a insistência. Não quero fazer do assunto uma longa discussão visto que o site já se pronunciou. Mas raciocinem comigo de novo: Porque “reafirmar” dez vezes aquilo o colaborador já tem certeza? Porque voltar a mexer dez vezes de novo na aba de tipo, se eu já sei que tenho dez radares fixos pra enviar? Porque dizer dez vezes de novo que a fonte foi um GPS ou Google, se com um único clique (“manter selecionado após envio”) isso já pode ficar marcado e adiantar meu trabalho na próxima pagina? Porque ter que marcar de novo a velocidade de 40 Km se eu já sei que quando a pagina de cadastro retornar após envio, o próximo PA também e de 40 Km? É tudo uma questão de lógica. Porque deixar de fora uma opção como essa, caso seja possível adicioná-la ? Só se pede pra continuar marcado aquele campo que na próxima pagina de envio será igual ao anterior. Lat. Long. É claro que não entra. Peço que releiam e repensem a proposta com um pouco mais de carinho tentando achar soluções que contornem as dificuldades que possam surgir. Entendo que o acréscimo dessa guia e opção no cadastro não vai de fato confundir em nada os colaboradores. Só vai agregar mais funcionalidade, praticidade e rapidez no envio de dados, o que no final das contas vai acabar acelerando também o trabalho do próprio MR. Obrigado pela atenção, bom trabalho a todos.
Responder

Voltar para “Críticas e Sugestões”