Códigos IGO para cruzamento de Ferrovia

jotaerre
Colaborador
Colaborador
Residência: Brasil - Piauí - Teresina

Códigos IGO para cruzamento de Ferrovia

Mensagem por jotaerre »

Prezado escadajr,
Venho recorrer à sua "expertise" no sentido de me ajudar, se possível, dentro de sua disponibilidade de tempo, a encontrar uma solução para um pequeno conflito de configuração de códigos de radar.

Consegui compilar a informação, a partir de dados do Projeto Tracksource, de 497 pontos de cruzamento de ferrovias espalhados pelo Brasil. Já está tudo em txt, mas tenho um problema para definir o código.

O mapa radar exporta como código "5" o "radar móvel", como padrão. Nas configurações de avisos do skin diMka Megaduck (que tem várias opções de alerta), o código "5" conflita com o "Railroad". Assim, quando ponho pra rodar o iGO com os arquivos "speedcam.txt" juntamente com o "ferroviasBR.txt" (nome que utilizei para identificar os pontos de cruzamentos de ferrovia) o ícone que surge, nos cruzamentos de ferrovia, é aquele do radar móvel.

Mudei o código do type para "6", para contornar paliativamente o problema, mas acontece é que o ícone que surge nos cruzamentos de ferrovia é o de "dê a preferência". Até aí tudo bem, dá pra conviver (quem não vai dar a preferência para um trem!! :lol: ). Mas o que eu gostaria era de identificar aonde devo mexer para que o código 6 surja a placa de "Railroad" e não "Give_way", já que considero mais coerente preservar o código "5" para o "radar móvel" (padrão).

Por outro lado, quando faço a plotagem do cruzamento de ferrovia diretamente no GPS, ao clicar na figurinha da placa de trem, no mapa surge corretamente. Na importação dos dados é que dá problema com o cógigo "5".

Não sei se me fiz explicar direito, mas como vc é tarimbado nesse assunto, lembrei de recorrer à sua sabedoria.

Abaixo a compilação de dados do Tracksource para cruzamento de ferrovias, com o código "6" (Give_Way).

Ficarei curioso aguardando alguma notícia, de puder ajudar.

Antecipo agradecimentos.

Cordialmente,
Jr
Ferrovias-BR.rar
Ferrovias-BR.rar (3.83 KiB) Exibido 1824 vezes
MODERAÇÃO: mensagem movida para um novo tópico na seção de Notícias - Debates - Dúvidas - Informação.
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Re: Códigos IGO para cruzamento férreo

Mensagem por escadajr »

Caro jotaerre, antes de tudo, é importante saber o que acontece quando o iGO lê um arquivo txt na pasta speedcam. Os códigos lidos são convertidos pelo iGO e guardados internamente com outro número:

- lê 0, guarda como código interno 0 (radar fixo)
- lê 1, guarda como código interno 0 (radar fixo)
- lê 2, guarda como código interno 2 (radar de semáforo)
- lê 3, guarda como código interno 4 (câmera de semáforo)
- le 4, guarda como código interno 3 (radar de seção)
- lê 5, guarda como código interno 1 (radar móvel)
- de 6 em diante, não altera.

Este códigos internos é que são usados para indexar os ícones de radares. A ordem dos ícones é:
- 0: radar fixo
- 1: radar móvel
- 2: radar de semáforo
- 3: radar de seção
- 4: câmera de semáforo
- 5: (não usado)
- daqui para frente, depende da skin.

Note que, por causa desta transformação, não é possível armazenar um código interno 5 via speedcam, pois qualquer código 5 no speedcam é sempre convertido para código interno 1, que é o radar móvel!

O Primo faz exatamente a mesma coisa.

Não sei porque cargas d'água as skins Gurjon e Dimka colocaram o ícone de passagem de trem no local do código interno 5. Duvido que tenham testado. Só se consegue usar este código interno 5 editando diretamente o arquivo speedcam.spdb, nunca através dos arquivos txt de importação.

A única alternativa é mudar a skin, o que eu sinceramente não aconselho, porque a cada vez que sair uma nova versão terá que mudar a skin de novo e haverão muitos usuários com a skin original, causando confusão.

Mas, se quiser, tem que alterar vários arquivos bmp e trocar os ícones. Cada bmp é uma "tripa" de ícones, na ordem indicada acima. Na skin Dimka, procure por:
- camerakSM.bmp
- speed_cams.bmp
- speed_camsSS.bmp
- speedwarn.bmp

Na skin Gurjon, os arquivos são:
- kamerak.bmp
- speed_cams_big.bmp
- speed_cams_def.bmp
- speedwarn.bmp
- speedwarn_mini.bmp

Podem existir vários arquivos com o mesmo nome, em pastas diferentes, um para cada resolução. Tem que editar um por um, pois são de tamanhos diferentes apesar de terem o mesmo nome.

São arquivos no formato aBMP RLE, que devem ser descomprimidos pelo programa iPAQ Image Explorer. Tem uma camada alpha, que define a transparência do ícone, que só o Photoshop consegue ler e editar. Depois de editados, não é necessário comprimir novamente, basta substituir no .zip da skin.

PS: no Primo, o código de cruzamento com via férrea é 6. Mude para o Primo que funciona! ;)
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Re: Códigos IGO para cruzamento de Ferrovia

Mensagem por escadajr »

Por curiosidade: no iGO 8 os códigos de 6 em diante só são definidos nas skins Dimka e Gurjon. O iGO 8 original não usa estes códigos.

Os códigos são (só para o iGO 8!):
6- Via preferencial à frente
7- Fixmobil, sendo usado aqui no Brasil para "Polícia rodoviária"
8- Redutor de velocidade (lombada)
9- Zona escolar
10- Curva perigosa
11- Túnel
12- Área ou trecho perigoso
13- aparece o ícone de POI
14- RPS Post, sendo usado como Pedágio aqui no Brasil

Os códigos 15 em diante estão indefinidos e aparecem com a figura de um guarda.
jotaerre
Colaborador
Colaborador

Mensagem por jotaerre »

Valeu pela aula professor!! Aliás, uma senhora aula!!
Então, por enquanto, o jeito é deixar o código de importação para o "6" (Dê a preferência). Afinal, só doido não dá preferência pra um trem!! :)
Mto obrigado!!
Sucesso!
Jr
spj3000
Novato
Novato

Mensagem por spj3000 »

jotaerre

Se interessar to usando aqui igo 8.3 com skin dimka Megaduck 1.43 os avisos estão funcionando bem(Areas de perigo,pedagios,ferrovia(adaptei a voz),escolas, quebra molas, entre outros e radar.Voz RU(russo).So dizer que eu coloco a disposição.
jotaerre
Colaborador
Colaborador

Mensagem por jotaerre »

Obrigado "spj3000"! Agradeço a gentileza! Tb tenho um arquivo com os comandos funcionando no skin Dimka Megaduck!
Valeu mesmo a disponibilidade!
Jr
Jocajunior
Novato
Novato

Mensagem por Jocajunior »

Boa tarde escadajr
Você sabe como eu abro estes arquivos .bmp, que se encontram na skin Gurjon?
Já tentei com paint, visualisador do windows entre outros.
Abraços
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por mreis »

Jocajunior

Se ler o primeiro Post do escadajr nesta pagina, vai descobrir como faze-lo. :D
Jocajunior
Novato
Novato

Mensagem por Jocajunior »

Olá, mreis
Obrigado pela resposta. Passou despercebido, a pressa é inimiga da perfeição.
Já estou com o programa em mãos, e vou testa-lo.
Aproveitando a oportunidade, por acaso você conseguiu mudar o icone de padágio, que está escrito em Russo nos iGO's?
Abraços
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por mreis »

Jocajunior

Veja na skin deste tópico:

viewtopic.php?f=92&t=10791&p=29202#p29202
Responder

Voltar para “iGO”